O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE divulgou, recentemente, a análise de transparência pública dos municípios de Pernambuco, segundo os critérios da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON, que foi adotada pela Corte de Contas pernambucana no ano de 2022.
O Exu se destacou novamente, figurando, mais uma vez, como o município mais transparente da Região do Araripe – junto com Moreilândia –, e ficando entre os únicos 21 (vinte e um) municípios do estado de Pernambuco certificados pela qualidade em transparência.
A pontuação atingida pelo município de Exu, segundo os critérios do Programa Nacional de Transparência Pública da ATRICON, garantiu o Selo Prata de Transparência em Gestão Pública, em que foram atingidos 100% dos itens essenciais, de acordo com o levantamento dos dados feitos pelo TCE-PE.
Ser bem avaliado no quesito Transparência Pública não é mais novidade para o município do Exu, que já atingiu o nível máximo de Transparência (DESEJADO) nas duas avaliações anteriores do TCE-PE, nos exercícios de 2018 e 2020; neste último figurando como o município mais transparente da Região do Araripe, fato que se repetiu agora em 2022, neste novo levantamento.
“Esse é um resultado que já se tornou a marca de nossa Gestão, que através da Transparência Pública fomenta o Controle Social e garante máxima publicidade da execução dos serviços ofertados à população exuense, além de garantir uma eficiente prestação de contas dos investimentos e ações realizadas pela Administração Pública Municipal”, destaca o Prefeito Raimundinho Saraiva.
Visando melhorar ainda mais a transparência municipal, para se manter como referência e alcançar a excelência, a Prefeitura de Exu colocou no ar um novo site oficial, mais moderno e dinâmico, com todas as ferramentas de acessibilidade necessárias e botões informativos facilitados e intuitivos, que visam facilitar o acesso dos usuários de serviços públicos. Além do mais, o sítio oficial também adota como foco a divulgação das potencialidades culturais e turísticas da Terra do Rei do Baião.