GERAR RELATÓRIO:

Cachoeira do Cantarino: Exu, eu amo o meu lugar!

🌵Hoje é dia do Bioma Caatinga e a gente mostra essa transição incrível com o Cerrado, ao sopé da Chapada do Araripe. 🐍Uma das mais belas vistas de Exu, o Cantarino é considerado um santuário ecológico pela rara beleza do cenário, abrigando uma rica biodiversidade em fauna e flora variada. 🐒Um verdadeiro refúgio natural para grande variedade de pequenos animais, que sofrem com o desmatamento.

👩🏻‍💻Saiba mais: 💨🌧️Há uma curiosidade nesse local: É o vento “Cantarino”, na época que vai se aprofundar o inverno o vento predominante é o sul, quando é para chover há inversão do vento. O vento norte represa nuvens que traz umidade, na transição do vento sul para o norte, ele sobe sentido contrário e passa pela garganta da serra, fazendo um gemido estridente. Para os mais velhos é sinal de chuva. O fenômeno acompanha Exu desde a colonização e inspirou o cantor Luiz Gonzaga na composição de uma das suas mais belas canções:
😀💙⏩👑🪗

🎵”Canta Cantarino, quero ouvir o teu cantar…Teu canto é a promessa de um ano “chovedô”; teu canto é a esperança de um povo sofredor”.

Trilha:🥾
🧭Nível difícil
🎒Capacidade recomendada de no máximo 15 pessoas
🔐Propriedade privada, solicite autorização.

🧐Fonte: Expedições Chapada do Araripe-PE – Guia Turístico Exu-PE (2019), ONG Flor de Mandacaru.

♻️ Pega a visão: 🫡 nas trilhas guarde seus resíduos sólidos (lixo) produzido na sua mochila 🎒. Não destrua a paisagem, respeite os animais e só leve muitas lembranças em selfie 🤳.

Juntos, Exu avança mais.

Compartilhe!

Pular para o conteúdo